Políticas educacionais brasileira-ecs 11
Os autores mostram em suas falas a realidade educacional brasileira e sua desigualdade tanto na rede pública como na privada.
A maioria das crianças tem acesso à escola,mas nem todas as escolas ainda tiveram mudanças em sua qualidade de ensino,acontecendo muitas evasões e repetências.
A qualidade do ensino ainda deixa muito a desejar.Para que aconteça mudanças é necessário políticas educacionais eficientes,melhor qualificação dos docentes e melhores salários,melhoria nas escolas,mais verbas para a educação e que esta verba chegue até as escolas.
A educação no Brasil deveria ser igualitária em todo o seu território,pois se um aluno for transferido de uma escola para outra,possa encontrar as mesmas condições e qualidade.
Houve avanços educacionais,mas ainda precisa ser melhor adequada as diferentes realidades em que estão inseridas as escolas.
A sociedade também precisa investir em uma educação justa e igualitária,onde todos tenham o mesmo direito sem precisar esmolas do governo federal(bolsa escola,bolsa família,...).É triste ver que no nosso país a educação ainda é tratada de acordo com os interesses de alguns e para alguns.Não querem um povo culto,crítico,pensante,apenas que saiba assinar seu nome e poder votar.
O direito de acesso à educação existe,mas todos os alunos tem condições financeiras de frequentá-las?
"D o ponto de vista dos interesses dominantes,não há dúvida de que a educação deve ser uma prática imobilizadora e ocultadora de verdades."
Paulo Freire- Pedagogia da Autonomia