maria do carmo

Monday, December 18, 2006

ENSAIO-ECS 10

Ao ler o livro Pedagogia da Autonomia,retirei trechos que combinam com minha prática pedagógica e que dizem como eu a pratico:"O exercício da curiosidade convoca a imaginação,a intuição,as emoções,a capacidade de comparar,na busca da perfilização do objeto ou do achado de sua razão de ser.Investigo,admito hipóteses várias em torno de possibilidades,até chegar a sua explicação.Satisfeita uma curiosidade,a capacidade de inquietar-me e buscar continua em pé.Não haveria existência humana sem a abertura de nosso ser ao mundo,..."(pág98)
"Ensinar exige risco,aceitação do novo e rejeição a qualquer forma de discriminação."(pág39).
"O saber da impossibilidade de desunir o ensino dos conteúdos da formação ética dos educandos,de separar prática de teoria,autoridade de liberdade,ignorância de saber,respeito ao professor de respeito aos alunos,ensinar de aprender."(pág106).
Teriam inúmeras citações a serem feitas sobre este livro e que se identificariam com o meu fazer pedagógico,mas o importante é que tenho a certeza de poder praticá-las.
As idéias de Paulo Freire são corajosas,provocativas,esperançosas,que instigam o debate entre educadores(as).Este livro nos mostra o cotidiano de um(a) professor(a) em sala de aula e fora dela.

1 Comments:

At 12:09 PM, Blogger Mara said...

Olá Maria do Carmo!
Freire é sempre muito convidativo e provocativo mesmo. E com relação a wikistoria, como estas sentindo tua participação? Profª Mara N Silva

 

Post a Comment

<< Home