maria do carmo

Sunday, November 05, 2006

SER PROFESSORA...MEDOS...OUSADIAS...

Aos 20 anos de idade me formei professora e iniciei na carreira do magistério.Vim morar em Arroio do Sal,lugar e pessoas desconhecidas,turma de 37 alunos de 2ª série,no início do mês de junho,após a transferência da professora titular.Somente com a experiência do estágio,assumi a turma,cheia de medos,dúvidas,incertezas.Cada final de semana que voltava para Torres,dizia para minha mãe,que não voltaria mais.Com o passar dos meses fui me apegando a profissão e a escola onde estou à 25 anos.
Medos?Vários...de não conseguir ensinar os alunos,de não agradar aos pais destes alunos,de não dominar os conteúdos,enfim medo do desconhecido,isto me apavorava.Hoje isto serve de lição para minha vida profissional,pois tenho uma colega que foi minha aluna na 3ª série e la me diz que não se esquece de minhas aulas,isto me deixa motivada a fazer sempre o melhor,dar tudo de mim.
Ousadias?Várias...de mudar,de ser melhor a cada dia,de reconhecer que não sei,de ir em frente quando às vezes a vontade é de desistir,de acreditar no potencial do meu aluno e fazer de tudo para que ele cresça,de acreditar que um dia a educação será valorizada.
Paulo Freire disse um dia:"Aí de nós, educadores,se deixarmos de sonhar sonhos possíveis...os profetas são aqueles ou aquelas que se molham de tal forma nas águas da sua cultura e da história de seu povo,que conhecem o seu aqui e o seu agora e,por isso,,podem prever o amanhã que eles mais do que adivinham,realizam."

3 Comments:

At 1:50 PM, Blogger Milton Dalpiaz said...

Olá Maria do Carmo, como é bom ler uma produção repleta de significados, ousadias, medos e realizações. Todos esses sentimentos são reais e necessários pois nos motivam para o melhor de nós. A experiência que tivesse com tua aluna será inesquecível para ela e muito mais para você. Parabéns por essa vibração.Conte comigo sempre. Milton Dalpiaz

 
At 6:19 AM, Blogger Mara said...

Maria do Carmo: É bom ver tua disponibilidade de aprender, de rever, de refletir, de não desistir.Isso torna possível enfrentar os medos e ousar. Um abraço,
Profa. Mara N Silva

 
At 5:50 PM, Blogger Stela said...

Maria do Carmo!
São nosso sonhos que nos movem nesse mundo tão sem expectativas!
Nossas ousadias são diárias, fazemos cada coisa com aquele pouco que temos de material, em contrapartida, temos um excelente material humano: nossos alunos...
são d+.

 

Post a Comment

<< Home